Alex explica rescisão do Fenerbahçe: ' Oito anos de clube em três minutos


'Ídolo na Turquia, brasileiro deixou o Fener na última segunda e viu torcida homenageá-lo durante a madrugada. Ele culpa o técnico e o presidente


Alex fenerbahçe (Foto: Agência Getty Images)Alex não jogará mais pelo Fenerbahçe (Foto: Getty)
O meia Alex explicou nesta terça-feira os motivos de sua saída do Fenerbahçe. Através de um comunicado oficial, o jogador brasileiro afirmou que o problema era mesmo com o técnico Aykut Kocaman, apesar de não citá-lo nominalmente no depoimento, além do presidente Aziz Yildirim.
- Entrei na sala do presidente às 16h15 e sai às 16h18. Oito anos de clube e ele resolveu tudo em apenas três minutos - disse (veja a nota na íntegra abaixo).
Na última segunda, o Fener anunciou a saída de Alex após oito anos no clube. O camisa 10 vinha sendo pouco aproveitado pelo treinador, que acabou decidindo mandá-lo treinar em separado. A imprensa turca especulou que o problema de relacionamento entre o atleta e o treinador seria por causa de ciúmes: Kocaman, ex-jogador do clube, estaria preocupado com a possibilidade de Alex ultrapassá-lo na lista de maiores artilheiros da história do Fener. Pelo visto, acertou em cheio.
- O treinador me passou da seguinte maneira: "Eu sou o treinador e a liderança do time, mas você é muito grande e forte. Não posso ter você contra minhas ideias dentro do vestiário. Por isso tomei essa decisão" - contou.
A notícia causou revolta nos torcedores, que foram até a casa de Alex durante a madrugada em mais uma prova de amor com o ídolo. Centenas de pessoas fizeram protesto contra a diretoria e até queimaram uma bandeira com a imagem do presidente. Emocionado, Alex apareceu na janela ao lado de familiares e agradeceu pelo carinho. Por iniciativa da torcida, a diretoria inaugurou no dia 15 de setembro uma estátua do craque em uma praça ao lado do estádio Şükrü Saracoğlu.
- Seis da manhã. Os loucos estão aqui gritando... - escreveu Alex no Twitter, de madrugada.
Alex tem 185 gols é o oitavo da lista, com nove a menos que o técnico. Contando apenas o Campeonato Turco, Kocaman é o recordista do clube com 140, somente quatro a mais que o ex-jogador de Palmeiras, Coritiba, Cruzeiro e Flamengo.
torcida fenerbahçe casa alex (Foto: Reprodução / Sporx)Alex, esposa e filho durante a madrugada desta terça-feira (Foto: Reprodução / Sporx)
O jogador conquistou seis títulos em sua passagem pelo Fenerbahçe: três Campeonatos Turcos, duas Supercopas do país e uma Copa da Turquia. O último jogo do craque foi no último sábado, quando atuou 45 minutos contra o Kasimpasa, substituído por Kocaman no intervalo.
Clubes brasileiros sonham com o meia
alex torcida Fenerbahçe  (Foto: Reprodução)Torcedores ficaram até às 6h da manhã na casa
de Alex: protestos contra o presidente do clube
Já havia tomado uma decisão sobre seu futuro, mas que só iria revelar no final de seu contrato com o Fenerbahçe no meio de 2013. Com a rescisão, clubes brasileiros sonham com o reforço do meia.
- Hoje, não tenho dúvidas nenhuma. Estou bem resolvido, no momento certo vou divulgar o que vai acontecer - disse Alex na ocasião.
Cruzeiro, Palmeiras e Coritiba, times que contaram com a melhor fase de Alex no futebol brasileiro, são os primeiros da fila. Mas Santos e Grêmio também estariam na briga pelo camisa 10.
A torcida do clube mineiro, por exemplo, iniciou na internet uma campanha para o retorno do ídolo, destaque da conquista da Tríplice Coroa em 2003 (títulos do Mineiro, Brasileirão e Copa do Brasil na mesma temporada).
torcida fenerbahçe casa alex (Foto: Reprodução / Sporx)Torcida foi à casa de Alex durante a madrugada desta terça (Foto: Reprodução / Sporx)
Confira o esclarecimento de Alex na íntegra:
"Para esclarecer de vez a situação, meu desligamento do Fenerbahçe aconteceu da seguinte forma:
Perdemos para o Kasimpaşa por 2 a 0 no último sábado à noite. Após o jogo, nosso treinador entrou no vestiário e se demitiu; um diretor falou aos berros; o presidente expôs várias coisas e, por último, os jogadores falaram. O mais triste é que, em nenhum momento, alguém usou as palavras bola ou futebol.
kocaman, Fenerbahce (Foto: Getty Images)Técnico Aykut Kocaman é um dos responsáveis
pela saída de Alex do Fenerbahçe (Foto: Getty)
Domingo treinei normalmente. Na segunda-feira, quando cheguei para treinar, fui chamado pelo técnico na sala dele e este me avisou que eu estava afastado do time. Argumentei que para um atleta ser afastado tem que haver um motivo disciplinar. Não tinha e não tem, por isso gostaria muito de saber o motivo.
O treinador me passou da seguinte maneira: "Eu sou o treinador e a liderança do time, mas você é muito grande e forte. Não posso ter você contra minhas ideias dentro do vestiário. Por isso tomei essa decisão".
Minha resposta foi simples e direta: "É isso mesmo. Decisões devem ser tomadas e vou ao presidente ver o que ele me diz".
Entrei na sala do presidente às 16h15 e sai às 16h18. Oito anos de clube e ele resolveu tudo em apenas três minutos.
O presidente me disse: "Pode falar". Eu disse que gostaria de saber como proceder naquele momento, já que o treinador tinha me proibido de treinar juntamente com o time.
"A decisão é sua! Você treina em separado ou vai embora!", disse meu ex-presidente. Assim acabou. Não posso treinar separado somente porque eles desejam e se preocupam com aquilo que represento dentro do vestiário.
Darei uma coletiva na próxima segunda-feira e serei o mais claro possível com o torcedor do Fener. Devo isso a todos para poder voltar ao Brasil com tudo bem esclarecido".


Fonte: Globoesporte

0 comentários: